x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 153

Férias e novo emprego

Clarissa Pellegrini

Clarissa Pellegrini

Iniciante DIVISÃO 1 , Farmacêutico(a)
há 3 dias Terça-Feira | 26 maio 2026 | 14:53

Boa tarde.

recebi uma nova proposta de emprego e fui pedir demissão do meu atual trabalho hoje em 26/05. Porém, minhas férias já estavam programadas para dia 01/06 até dia 30/06. No dia que fui pedir demissão (26/05), o rh orientou a minha supervisão que eu fizesse a minha carta com a data de 01/07, dia do meu retorno de férias. Porém, eu início meu novo emprego em 15/06. Isso pode me trazer problemas? Na hora da demissão não me atentei a isso e confiei na orientação no rh e datei e assinei a carta de demissão como 01/07.

Alessandro Nogueira

Alessandro Nogueira

Iniciante DIVISÃO 1 , Coordenador(a)
há 2 dias Quarta-Feira | 27 maio 2026 | 07:47

Bom dia.

Isso pode sim gerar algum questionamento, não pelo fato de ter dois vínculos empregatícios (porque isso é permitido), mas porque você estaria oficialmente em férias de uma empresa enquanto já trabalha normalmente em outra, ou seja, existiriam dois contratos ativos no mesmo período em que um deles estaria registrado como férias.

Porém, como foi uma orientação do próprio RH, dificilmente isso seria entendido como algo feito de má-fé da sua parte.
Inclusive, como as férias ainda nem iniciaram, seria possível a empresa cancelar antes do começo e fazer o desligamento normalmente. O eSocial permite esse ajuste, então provavelmente foi mais uma decisão operacional do RH do que uma obrigação do sistema.

Minha orientação é apenas guardar alguma prova dessa orientação do RH, para sua segurança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies